A ORIGEM DOS GATOS
Nunca subservientes, eles vivem há milhares de anos em parceria com a humanidade
![]() |
Ilustração de um poema italiano de 1822 |
Há aproximadamente 4 mil anos os gatos convivem juntos com a humanidade. Saídos do Egito, eles se espalharam pelo Mediterrâneo, contrabandeados por piratas fenícios, por volta de 2500 anos atrás, e depois foram levados para Europa pelos vikings, que os usaram como rateiros nas embarcações.
Os gatos são os felinos mais bem sucedidos, havendo cerca de 450 milhões deles no mundo, sendo que existem gatos em praticamente todas as terras habitadas pelo homem. Sua parceria com a nossa raça sempre foi muio útil para ambos. No Egito, eles auxiliaram se alimentando dos ratos que comiam os grãos das plantações. Mais tarde, contribuíram combatendo pragas nos navios, e também diminuíram consideravelmente o alastre da peste negra na Europa. Hoje o gato doméstico serve quase somente para estimação.
Mas não se engane, o gato ainda é uma máquina de caçar. Capaz de enxergar em uma luz seis vezes menor do que um humano, eles de possuem, dentro outras capacidades, um arranjo muscular, esquelético e de ligamentos, que o permitem ter seu equilíbrio e sua agilidade tão desenvolvidas. Um ser humano com a musculatura de um gato, por exemplo, conseguiria saltar em cima do telhado de uma casa, sem esforço.
![]() |
Arte de Marianne C. Gourary |
As características físicas e o comportamento dos gatos domésticos ainda se mantém os mesmos do seu descendente, o gato selvagem libanês, que vive no norte da África. Hoje no total existem 37 variedades de gatos pelo mundo. Por não precisarem de camuflagem para sobreviver na natureza, os gatos de hoje podem ser encontrados em uma variedade enorme de tons pelo.
O gato é um dos animais domésticos que mais tem ligação com seu lado selvagem. No caso de um gato filhote ser criado sem convivível humano, ele consegue sobreviver tranquilamente sozinho na natureza, arredio aos humanos. Na Grécia, por exemplo, muitas cidades são habitadas por gatos selvagens que vagam soltos pelas ruas. É sempre indicado que seja dado carinho e atenção ao gato filhote, antes dos seis meses, porque se isso não acontecer, ele se tornará um gato selvagem.
No Egito ainda existem gatos selvagens semelhantes aos primeiros gatos domesticados pelo homem, vagando pelas ruas e sobrevivendo em meio ao deserto, se alimentando de pequenas presas.
Comentários
Postar um comentário