A INVENÇÃO DA MÁQUINA DE ESCREVER
![]() |
A escritora Patricia Highsmith com sua máquina Olympa SM3 |
O primeiro modelo de uma máquina de escreve foi inventado e patenteado pelo engenheiro inglês Henrry Mill, em 1714. Nesse protótipo não haviam muitas coisas, como as letras maiúsculas, por exemplo. Foi no decorrer da história que diversos nomes ajudaram a melhorar os padrões da máquina de datilografar. Como Thomas Oliver, criador da mundialmente famosa fábrica de escrever, Oliver Typewriter Company, que resolveu remover a proteção que impedia o escritor de visualizar o que era escrito nas páginas.
Aqui no Brasil a instalação de grandes fabricantes de máquinas de escrever, como a norte-americana IBM, a italiana Olivetti e a sueca Facit, começou na década de 40. Nessa época os cursos de datilografar eram tão importantes quanto são hoje os cursos de programação, e muitas pessoas se orgulhavam de ter a capacidade de escrever com todos os dedos da mão, sem olhar para as teclas.
Movimentadas por em média 98 molas, arames, e com o tempo eletricidade, as máquina de datilografar foram ultrapassadas pelo avanço tenológico dos processadores e microchips dos computadores e impressoras. A última empresa a fabricá-las foi a indiana Godrej and Boyce, de Bombaim, que encerrou seus serviços em 2011.
Alguns modelos de máquinas de escrever são relíquias, mas em geral elas são fáceis de encontrar. Para muitos são sim apenas peças de decoração, mas acredite, ainda há aqueles poucos que preferem uma máquina de escrever mecânica a um computador.
Logo abaixo está uma propaganda das máquinas de escrever Olivetti, feita para o dia das mãe de 1976:
Fontes: EBC, Revista Galileu
Comentários
Postar um comentário