MUITO SENSACIONALISMO
A maldita "imprensa amarela", sempre fazendo de tudo para chamar atenção
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Fonte: History |
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The Yelow Kid |
Imprensa amarela não é o termo mais usado no Brasil, mas foi ele que deu origem ao nosso "imprensa marrom". Dissemos marrom para fazer alusão as fezes, quando nos referimos a mídia que usa matérias que apelam ao sensacionalismo para conquistar o público. Por que amarela? Porque em meados de 1890 houve uma guerra entre dois jornais norte-americanos, o New York World e o New York Journal American, envolvendo um personagem das tirinhas de jornal que usava uma camiseta amela, popularmente conhecido como "A Criança Amarela (The Yelow Kid)". Ambos os jornais usavam o personagem para fazer suas criticas, que vinham escritas na camiseta dele. A questão é que um dos jornais, se não me engano o New York World, de Joseph Pulitzer, entendia que o New York Journal, de William Randolph Hearst, roubou o personagem que seu jornal criou. Isso levou a uma competição de quem vendia mais exemplares, fazendo ambos apelarem para matérias envolvendo esportes, escândalos e violência. Especula-se até que as manchetes sensacionalistas dessa época fomentaram a guerra hispano-americana.
No Brasil o jornalismo marrom é feito sem pudor na Record, e também na Band, pelo Brasil Urgente. Esses são telejornais que ficam remoendo o mesmo fato, explorando o sofrimento dos envolvidas, detalhando o que é dispensável, não produzindo necessariamente um conteúdo útil, para dizer o mínimo. Esse tipo de jornalismo frequentemente não faz as apurações devidas, e nem se importam em divulgar informações parciais.
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