THE GINGER MAN (UM SAFADO EM DUBLIN)

     Hiperativo e inteligente, adornado por humor e vulgaridade



        O livro conta a história do malandro Sebastian Dangerfield, um jovem que mesmo com as responsabilidades de pai de família, leva a vida de maneira egoísta, enganando e fazendo o que for preciso para se dar bem sem ter de se esforçar. Vivendo em uma Irlanda em recuperação da segunda guerra mundial, Sebastian salta de uma cena a outra, prendendo cada vez mais a atenção do leitor em sua vida desregrada de oportunista.

        No começo recusado por 30 editoras, "The Ginger Man" foi comprado por 250 libras e publicado pela editora francesa Olympia Press em 1954. Na época a editora lançou a história em uma série de livros pornográficos, o que enfureceu o autor da obra, J.P Donleavy. Essa sua primeira edição logo foi banida dos EUA e da França, que consideraram o texto demasiadamente indecente.

       O astro do cinema, Johnny Depp, um grande fã da obra de Donleavy, comprou em 2011 os direitos de produção para um possível filme baseado no livro.

Johnny Depp e J.P. Donleavy

        Lançado a primeira vez 1970 no Brasil com o título de "Sexta-Feira Triangular", The Gingerman hoje pode ser comprado sob o nome de "Um Safado Em Dublin", publicado pela editora L&PM Pocket.

        "Por meio de argumentos enganosos, Sebastian permaneceu no numero 11  da Rua Golden Vale Park. Diversas noites depois das dez e meia ele se dirigia por caminhos indiretos a rua 1 da Mohammed Street para, sorrateiramente, surrupiar artigos diversos. Esses eram carregados em sacos cinzentos. Um grande espelho foi trocado por um chapéu coco em uma loja de penhor, disfarce para não ser reconhecido. E providências ao Evening Mail para a publicação da ação de graças do beato Oliver" - trecho do livro Um Safado em Dublin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO