UM POUCO SOBRE A CREMAÇÃO

Prática e higiênica, ela polui muito menos o meio ambiente e te faz escapar da putrefação



        A cremação é uma das técnicas funerárias mais antigas que se tem registro, com restos de corpos incinerados encontrados há milhares de anos. Além ser muito menos prejudicial ao meio ambiente do que o sepultamento, a cremação tem um custo bastante menor, e para alguns é o cenário mais atrativo para o corpo pós-vida.

         Atualmente o país que mais crema é o Japão, incinerando 99,9% das pessoas que vem a óbito. No caso dos japoneses,  a incineração dos mortos foi trazida do budismo em 552 d.C., e consequentemente foi a melhor saída encontrada para descartar seus mortos, devido a falta de espaço territorial. No Brasil, por volta de 2% das pessoas optam pela cremação.

        A cremação é uma medida muito rápida, prática e higiênica. Ao contrário do sepultamento, que libera substâncias e vírus prejudiciais a natureza, as cinzas e o processo de cremação quase não poluem. Enquanto um corpo demora em média dois anos para se decompor debaixo do solo,  no caso da cremação esse processo é muito acelerado, levando em média duas horas. Sendo que quanto mais gordura corporal, mais rápida é a cremação.

        Um método ainda considerado novo e que vem se tornando bastante popular por supostamente  não causar prejuízo a natureza, é a hidrólise alcalina, vulgarmente chamada de "cremação liquida". Nesse procedimento, ao invés do fogo é usada uma solução alcalina de hidróxido de potássio, que acelera o processo natural de decomposição. A hidrólise alcalina é considerada melhor que a cremação tradicional por não liberar os gases do processo de queima.

        Na cremação tradicional o corpo junto com o caixão ecológico, ou em muitos casos um tipo de caixa de papelão, é posto dentro do forno crematório, que ligado chega a uma temperatura de mil graus Celsius. As primeiras chamas são geradas não pelos jatos de fogo do forno, mas pelo simples contado do calor aparelho preaquecido com os gases liberados pelo cadáver.

        Os chamados Sr. e Sra. Mungo são os dois restos mortais cremados mais antigos já encontrados no mundo. Achados próximos ao lago Mungo, na Austrália, calculasse que ela tenha aproximadamente 20 mil anos de idade, e ele , cerca de 60 mil anos de idade.

        Veja o processo da cremação:


 


Algumas fontes: Segredos do Mundo, O Observador, Super Abril, Cemitério Sem Mistério, Giz Modo, e Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO