A MISTERIOSA MORTE DE SANTOS DUMONT

 O suicídio do pai da aviação foi encoberto por anos, assim como o furto do seu coração
 

Santos Drummond

      O suicídio de Alberto Santos Dumont até hoje é pouco conhecido. Dentre os motivos especulados para a omissão, está evitar manchas na imagem do maior ícone da ciência brasileira. Essa decisão do sigilo teria sido tomada pela família do aviador e pelo governo do estado de São Paulo na época. A causa real da morte do aviador, foi revelada em 1972 pelo delegado do caso, Raimundo de Menezes, em depoimento para a revista "Cruzeiro". Na publicação, Raimundo confirmou as especulações de suicídio, desmentindo a certidão de óbito de Santos Dumont. No documento, que ficou desaparecido por 23 anos após a morte de Dumont, a causa mortis registrada era "colapso cardíaco".

        Dumont tirou a própria vida em 1932 no banheiro do quarto número 152 do Hotel De La Plage, em Guarujá. Após arrombar a porta do banheiro, os oficiais encontraram Dumont enforcado com duas de suas gravatas. O aviador não deixou nenhum bilhete, e o motivo para seu suicídio ainda é um mistério.


  O rapto do coração

Coração de Dumont segurado por Ícaro

        O coração de Santos Dumont foi secretamente removido e escondido pelo médico legista Walther Haberfield, que conservou o órgão em formol por 12 anos. Mais tarde, Walther tentou devolver o coração para a família de Santos Dumont, mas ela recusou a oferta. O coração de Santos Dumont foi então doado ao governo, e hoje está exposto no "Museu da Força Aérea", no Campo
dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
.



Certidão de óbito de Santos Dumont (almanarkitapema)



Principais fontes: Cabangu, Seu History, Jornal GGN, Almanark Kitapema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO