BILL RICHMOND, O HOMEM QUE REVOLUCIONOU O PUGILISMO

Nascido escravo, Richmond lutou contra o ódio racial

Richmond versus Tom Shelton, 1814. A luta durou 23 rouds, com vitória de Richmond

        Bill Richmond nasceu em 1763, na cidade Port Richmond, e teve a sorte de conseguir alforia após seu dono fugir da cidade por conta de dívidas acumuladas no jogo de cartas. Livre, Bill se tornou aprendiz de marceneiro, e logo aos 13 anos ficou popular na cidade, depois de nocautear três britânicos oficiais de justiça, em uma briga na taverna Red Lion.

        Ao contrário do poderiam supor, a briga na taverna foi benéfica a Bill, porque graças a fama que conseguiu com ela, foi eleito pajem pessoal do futuro duque de Northumberland, e junto dele se mudou para a Inglaterra, em 1777.

        Na Inglaterra o boxe, que existia desde o início do século XVII, estava em acensão, embora os lutadores ainda possuíssem técnicas muito rudimentares de combate. Muito diferente de Bill, que trazia consigo a prática e a ginga dos pugilistas negros da Angola. Em particular seu estilo de defesa dançada, focado na agilidade defensiva. Até então esse estilo era desconhecido pelos brancos, e muitos a primeira vista o consideraram uma covardia.

Bill Richmond
        No Velho Mundo, Bill foi alfabetizado e estava sempre bem vestido e autoconfiante, dispondo de mais conforto financeiro que a maioria das pessoas na época. Nesse período ele teve que lutar apenas para defender sua honra do ódio racial, que vinha de todas as partes, devido a sua boa condição de vida. Em uma dessas brigas, Bill foi chamado de "the black terror (terror negro)", por ser casado com uma mulher branca. Bill tentou resolver a questão espancando o sujeito, mas o apelido pegou, e seria assim que o chamariam nos ringues.

        Incentivado por amigos e fãs, Bill foi levado a lutar em competições como meio-médio, e lá obteve muito sucesso com seu estilo de luta "bate e corre", nocauteado inúmeros lutadores, começando por dois soldados ingleses desconhecidos e um ferreiro chamado George "Dockey" Moore.

         Diferentes da maioria dos pugilistas da época, Bill teve uma longa história nos ringues, lutando até seus 51 anos de idade, tendo apenas apenas 2 derrotas no seu histórico de 19 lutas. Lembrando que na época os combates eram feitos sem luvas, ou qualquer outro tipo de proteção.

         O jogo de pernas de Bill Richmond e sua técnica de movimentação, jamais vista, revolucionaram o boxe, e seu nome entrou para a história do esporte mundial, fazendo dele um dos principais pugilistas da Inglaterra no século XIX. Após sua aposentadoria, Bill se tornou um dos mais respeitados e admirados treinadores pugilistas do continente, ainda fazendo duas apresentações para a realeza européia. Sendo mais tarde escolhido como inaugurador da coroação de George IV, em 1821.

         Segundo registos, Bill Richmond se casou com a inglesa Mary Dunwick, em 1791, na cidade de Wakefield. Juntos, os dois tiveram muitos filhos.

         Nos seus últimos anos, Bill administrou uma academia de boxe em Londres. Ele morreu aos 66 anos, enquanto bebia com um ex-companheiro dos ringues em uma taverna.


Algumas fontes: Boxing Hall Of Fame e All thats Interesting

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO