DESENHANDO PARA ENTENDER

Infografia é cada vez mais a escolha dos jornalista na hora de informar
Fonte da imagem: Superinteressante

        Com a velocidade de informação trazida pelos meios na internet, os formatos de impressos e digitais tiveram que se adaptar, e o infográfico passou a ser uma excelente maneira de passar a informação de modo prático, utilizando múltiplos elementos, como som, hiperlinks, gráficos, além de imagem e texto.

        Especialistas dizem  que metade do cérebro humano trabalha apenas com o processamento de imagens, e que isso vem desde a idade das cavernas. Por esse motivo escolher uma maior participação imagética como complemento do texto é algo tão funcional. Útil não apenas para chamar, mas prender a atenção do leitor, os infográficos estão sendo usados muito no jornalismo de dados (JGD). Um jornalismo que muitas vezes trata de temas complexos, difíceis de serem entendidos por leigos e que são muito ajudados por esse formato.

       Segundo o brasileiro Sergio Peçanha, que trabalha como editor de infografia e multimídia no The New York Times: “Na infografia, você pode ver mais experimentação, já que mistura programação, roteiro, animação, jornalismo investigativo e mídias sociais. Do ponto de vista de experimentação do meio, é onde mais se vê inovação hoje”.

       Para uma boa infografia é necessário mais do que o conhecimento dos programas do pacote adobe. É necessário criatividade, e porque não, um lado artístico. 

       A revista Superinteressante, pelo que eu sei, elege seus melhores informativos todo ano. Esse é um costume seu, como incentivo aos que sabem passar a informação nesse formato preciso e tão direto, de maneira eficaz.


Fonte da imagem: thenoticework.com

Fontes: Jornalismo Uninter e Super Interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO