PENSAMENTOS DE MORTE

Brasil está em oitavo no ranking dos países que mais cometem suicídio

Fonte da imagem: Shutterstock
 
       Há menos de uma semana aconteceu de uma pessoa próxima da minha família ser encontrada pela esposa, dependurado no corrimão da escada de casa. Ela correu na cozinha para pegar uma faca, e conseguiu chegar a tempo de cortar a corda e impedir a morte por asfixia, mas o legista disse que a cabeça acabou batendo com tanta força no chão que causou uma morte instantânea.

       Essa pessoa não apresentava nenhum sinal de transtorno depressivo, ou dava sinais de qualquer melancolia. Em seus últimos dias ele agia naturalmente, e nem os dois filhos ou sua esposa suspeitavam que fosse capaz de tirar a própria vida.

      Pessoas com "ideação suicida" são as que menos cometem suicídio. Falar no assunto pode evitar que ele aconteça.

       Nesse período de pandemia, a preocupação  das redes de saúde mental com o risco de suicídio aumentou. Principalmente pelas redes de atendimento se encontrarem muito ocupadas com o atendimento às vítimas do COVID-19. Estar em isolamento, em uma situação financeira precária, como é a condição da maioria dos brasileiros, e sem expectativas definidas para o fim da pandemia, pode piorar as situações de risco.

       Segunda a "OMS", quase um milhão de pessoas cometem suicídio todos os anos. Um índice que diminuiu desde 2015, comparado as cinco maiores cidades do Brasil: Porto Alegre, Recife, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Das pessoas que cometem suicídio, 90% têm algum tipo de transtorno psicológico. No Brasil, em sua maioria, elas são jovens de 16 a 28 anos.

       Também conforme dados da "Organização Mundial de Saúde", o Brasil é o 8° país no mundo com mais casos de suicídio. O sofrimento psíquico é a principais causa, e o método mais usado para tirar a própria vida é o enforcamento, seguido do uso das armas de fogo e de intoxicações medicamentosas, ou com pesticidas. 

       Nos últimos tempos, um fenômeno curioso está acontecendo na cidade paraense de Altamira. A taxa de suicídios está assustadoramente alto. Nos primeiros quatro meses desse ano, ela já ultrapassou a taxa anual do Brasil. "Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Pará", a faixa etária dos suicidas na cidade é de 11 a 19 anos.

       No Brasil existe o "setembro amarelo". Uma campanha especial para a prevenção do suicídio, que dura o mês todo. O mês de setembro foi escolhido para realização por conta do dia 10 de setembro ser o dia mundial ao combate ao suicídio.

       Se você planeja suicídio, ou conhece alguém que está planejando, entre em contato com o Centro de Valorização a Vida, pelo número 141. Profissionais de qualidade podem salvar sua vida, ou da pessoa próxima a você.

Fontes: El País e Paho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO