ROBÔS FAZENDO O SEU JORNAL

A parceria dos algoritmos com o tradicional impresso


Fonte: Nieman Lab
      Como competir com toda essa energia produtiva que temos na internet e alcançar o público que já se encontra sobrecarregado de conteúdo? Com a evolução da internet, o direito de produzir informação está na mão de quem pode pagar as mensalidades, e não se precisa muito para uma nova marca arrecadar um grande público. Hoje, mais do que nunca, as empresas tradicionais de noticia estão correndo atrás de novas ideias que façam suas notícias terem voz  no meio dessa balbúrdia informacional.

     Em 1656 saíram as publicações do primeiro jornal impresso do mundo. O alemão Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas). No Brasil o primeiro jornal só foi aparecer em 1821, com a Gazeta do Rio de Janeiro. E por centenas de anos a notícia impressa em jornal foi a principal foi de informação no mundo, mas isso já está mudando há algum tempo, e pode acontecer desse veículo desaparecer se não mudarem a maneira com estão sendo feitas as coisas.

      Tem essa coisa relativamente nova acontecendo no grande jornal britânico The Guardian, um dos jornais mais influentes do mundo. Lá algorítimos estão registrando as matérias mais lidas durante a semana no site do jornal, e montam um tabloide de 24 páginas com um layout simples, para disponibilizar gratuitamente no café do prédio do The Guardian.

Edição do jornal The Long Good Read
      O Jornal "The Long Good Read" começou a ser produzido em 2013, em uma parceria do The Guardian com a  empresa The Newspaper Club, produtora de pequenos jornais DIY.

      “É apenas uma forma de reutilizar esse conteúdo de uma forma mais criativa e não ficando muito preso ao fato de que é um jornal", disse Jemima Kiss , chefe de tecnologia do The Guardian.

      Acredito que com o tempo essa saída escolhida pelo The Guardian provavelmente se tornará a escolha das empresas jornalísticas que quiserem manter seus jornais físicos. E não vai demorar muito para que isso aconteça. Embora as edições desses jornais serão cobradas, provavelmente. 


Fonte: Nieman Lab

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO