A DOENÇA DO SONO

Todos os anos são registrados em média mil casos de tripanossomíase humana africana no Brasil

Arte de Kazuya Akimoto

          Passei os últimos dias com sono, só levantando da cama para me atirar no sofá. Sentia, e ainda sinto um peso constante que não me deixa ficar plenamente sintonizado. Claro que eu acabei indo pesquisar na internet, já pensando em câncer, embora exista uma lista imensa  de coisas prováveis que possam causar essa sonolência.

          Anemia, apneia do sono, doenças cardíacas e alterações da tireoide estão entre as causas mais prováveis para um excesso de sono. A que mais me chamou mais a atenção foi a "doença do sono".

           Transmitida principalmente pela mosca "tsé-tsé", a doença do sono é causada pelo protozoário trypanosoma brucei, e é conhecida como "tripanossomíase humana africana". Felizmente eu não tenho a maioria dos sintomas que ela apresenta, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações e coceira. Além disso, seria difícil contrair a doença, porque fora o fato dela ser extremamente rara no Brasil, as moscas "tsé-tsé" só são encontradas em áreas rurais da África. Muita sorte, porque a doença do sono causa, além de uma simples coceirinha e sonolência, também distúrbios neurológicos, coma, e até a morte.

          Os casos da tripanossomíase humana africana têm diminuído consideravelmente desde 1999, e hoje a taxa de morte é de 1 para cada 20 pacientes. 


Fonte principal: MSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO