A VIDA DOS HIKIKOMORIS

Escolher viver em isolamento social, por anos e anos
k
Fonte: Behance

       No Japão se desenvolveu uma espécia de cultura da solidão. São pessoas que decidiram se manter em completo isolamento das demais, permanecendo até dias dentro de seus apartamentos. Esse grupo, que chega a mais de meio milhão da população japonesa, é chamado de "hikikomori", termo japonês que basicamente significa "isolado em casa".

       Esse tipo de isolamento social não é exclusividade do Japão. Outros lugares da Ásia também enfrentam situações parecidas, como a Coreia do Norte e o Hong Kong. Além de países da Europa, como Espanha, Itália e França. Nos países asiáticos, o principal motivo apresentado para o isolamento extremo é a pressão por parte da família e da sociedade. Um exemplo disso é o ditado da cultura japonês, que diz que "o bem estar coletivo deve estar acima do individual". É um lema que parece perfeito para uma sociedade, mas que leva um fardo enorme para o cidadão.

       Os hikikomori conseguem viver sem ter contato humano por anos, em grande parte graças as evoluções das tecnologia de informação e comunicação. A maioria deles vive em completa desorganização. Muitas vezes em meio ao lixo, por evitarem ao máximo terem de sair de casa. Suas idades, na maioria dos casos, estão entre 20 e 40 anos, mas já foi documentando situações de pessoas com mais de 60 anos vivendo nessas condições, como é mostrado na reportagem Japan's Modern-Day Hermits: The World of Hikikomori, feita pelo canal público francês, "France 24".

      Especialistas supões que o fenômeno hikikomori pode ser causado por outras causas, além da fobia social. Nos casos também podem estar envolvidos os transtornos depressivo e pós-traumático. De qualquer modo a situação está sendo encarada com seriedade pelo governo no ocidente, investido pesquisas de tratamentos adequados, visto que a condição afeta não apenas os hikikomori, mas também seus familiares e amigos.

Principal fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO