UMA TENTATIVA DE IDIOMA UNIVERSAL

Esperanto foi a primeira língua projetada a ser implantada

Fonte da imagem: Shutterstock

      Desde que cometemos o erro de tentar construir a Torre de Babel, dificultamos nossa comunicação através da fala. Buscando corrigir esse problema mundial, o médico Ludwik Lejzer Zamenhof desenvolveu um idioma com traços que se identificam a qualquer outro idioma, facilitando muito seu aprendizado em qualquer país. Esse é o "esperanto", o "idioma artificial" mais falado no mundo.

       Nascido em uma região onde haviam muitos povos, Ludwik desde pequeno pode perceber a dificuldade da comunicação entre os que falavam diferentes idiomas. Isso o incentivou a investir nos estudos linguísticos para descobrir uma maneira de corrigir isso. Logo aos 15 anos o médico criou uma primeira versão de língua universal, o que podemos considerar um tipo de "esperanto arcaico".

       Anos mais tarde Ludwik saiu de casa para estudar medicina, e quando voltou, seu pai havia queimado todas as suas anotações sobre sua  língua universal. Esse acontecimento talvez tenha servido como motivação para Ludwik, porque o médico se empenhou a reescrever todos os manuscritos, agora também fazendo melhorias no idioma.

       O primeiro livro de esperanto, chamado "Unua Libro",  foi lançado em 26 de julho de 1887, em russo. Em pouco tempo, mais edições sairiam, em  alemão, polaco e francês. O número de falantes dessa que aspira ser uma língua universal cresce cada vez mais com o passar do tempo. Atualmente 120 países são adeptos do esperanto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO