VICIADOS EM CAFEÍNA

Descoberto por um criador de cabras, o café é consumido pela maioria da população mundial  


        É  complicado ficar sem aquele cafezinho pela manhã. No meu caso, preciso de um pouco mais de um cafezinho para começar a funcionar. No total, eu imagino que consumo quase dois litros de café preto por dia, todos os dias. Dizem que é muito, e que é por isso que meu braço quebrou tão fácil quando escorreguei na grama. Mas tudo bem, porque vou conseguir digitar só com a mão esquerda.

        Para cada 200ml de café preto, são em média 110mg de cafeína. E é ela que faz o café ficar gostoso, principalmente pelo seu efeito estimulante. Essa substância é um dos psicoativo mais antigos do mundo, agindo em poucos minutos no corpo de uma pessoa normal. Não é à toa que 90% das pessoas do planeta consumam cafeína de alguma forma.

        O mundo deve a descoberta do café ao etíope "Kaldi", que percebeu a animação de suas cabras sempre que comiam as sementes de um arbusto que ninguém nunca deu importância. Kaldi então resolveu experimentar aquelas sementes, e a coisa se espalhou pelo mundo.

        E existem muitas celebridades que foram viciadas nessa bebida. Como Balzac, por exemplo, que bebia 50 xícaras de café, fazendo seus biógrafos teorizarem que foi esse vício que o matou. Mário Quintana também, que bebia diariamente duas garrafas de café preto puro e muito açucarado por dia. Ainda dá para citar outros viciados, como Marcel Proust, que comia tantos tabletes de cafeína que tinha que ser sedado para dormir a noite. E o compositor Bach, que comparava o gosto do café ao de mil beijos.

       O café é mesmo muito interessante e útil. Em determinadas doses é comprovado que pode te deixar até mais inteligente, aumentando atividades do lóbulo central. Além disso, ele tem cristais bastante bonitos, como se pode ver na imagem abaixo. A fotografia microscópica foi tirada pelos cosmetologista David McCarthy e Annie Cavanagh , e ganhou o "Prêmio de Fotografia Científica e Arte de 2012".

Fonte: Chat Science
       Como tudo na vida o café deve ser consumido com parcimônia, ainda mais levando em consideração que existe uma dose letal para seu consumo, embora ela seja absurdamente alta. Gestantes são um dos grupos que devem ficar distantes de cafeina, e para pessoas com transtornos depressivos é indicado a mesma coisa. Hipertensos, então, nem se fala. Também sempre lembrando que o exagerado consumo de café prejudica a absorção de cálcio pelos ossos. 

Fonte: Portal CaféPausa Para o Café, e Viva Milusa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO