A DESCOBERTA DE BRAM

Castelo de Bran, situado na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia

        O irlandês Bram Stoker foi a pessoa que mais influenciou na formação do mito do vampiro moderno. Deixando mulher e filhos em Londres, ele rumou em uma viagem atrás da história do misterioso "Vlad Drakul, O Empalador". O escritor anotou até os horários de trem da viagem, além de fazer descrições detalhadas das estradas até o "Castelo de Bran", que pertenceu a Vlad, registrando o interior desse monumento histórico Romeno, para compor a maior obra sobre vampiros da história, "Drácula", lançado pela primeira fez em 1897.

       Conta-se, que em uma das três noites que o escritor posou nos arredores do castelo de Bran, ele se questionou sobre os motivos de não violar o túmulo de Drakul, que ele havia visitado naquela mesma tarde. O túmulo ainda fica no mesmo lugar, em uma ilhota no meio de um pequeno lago, aos fundos do castelo. Algumas lendas dizem que parte do tesouro do príncipe fora jogado naquelas águas, mas isso nunca interessou ao escritor.

        Era madrugada quando Stoker abriu a tumba de Vlad Drakul, e não encontrou o que esperava. Tudo que havia ali eram pequenos ossos de animais, e um pedaço rasgado de tecido rubro. Mais tarde, somado ao sucesso de Drácula, essa descoberta acrescentaria força ao mito do vampiro.

        Seria possível Stoker ter encontrado o esqueleto de Drakul e o jogado na água do lago, com a intenção de dar força a lenda? E quem o culparia se houvesse feito isso? Talvez alguém devesse ter prendido o corpo do Vlad Drakul no caixão, só por precaução, para o caso dele voltar como um monstro.

        Para registro, já foram encontrados diversos túmulos da idade média, em que os cadáveres haviam sido de alguma maneira fixados ao caixão, ou perfurados com pregos ou estacas. Um exemplo disso, são os 16 esqueletos descobertos em 2011 no cemitério de Sozopol, na Bulgária. Eram restos de homens e mulheres suspeitos de serem vampiros, que tiveram suas gargantas, pélvis e pescoços perfurados com estacas de metal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO