HÄXAN, A FEITIÇARIA ATRAVÉS DOS TEMPOS


Cena do filme. Fonte: Monsterzine

         Häxan ainda é conhecido por ser um filme com cenas perturbadoras, e não sei por qual razão, macabro. Com certeza há muito tempo atrás ele foi mesmo um terror, mas hoje ele se coloca como um clássico do cinema mudo, muito divertido de assistir. O que esse filme/documentário apresenta é a história das crenças populares da idade média, sustentadas pela igreja católica. São demônios, bruxas e outros seres "malignos", fazendo rituais, corrompendo pessoas e cometendo sacrifícios em nome de alguma criatura das trevas.

        O dinamarquês Benjamin Christensen escreveu o roteiro de Häxan durante os anos de  1919 e 1921, em meios aos seus estudos sobre a necromancia e doses de láudano. O filme foi feito no estilo documentário, com imagens históricas referentes aos mitos, e também com atores atuando como feiticeiros, criaturas, e vítimas, dentre outros, tal como o próprio Christensen, que faz o papel de Satanás.

        Häxan foi muito censurado em diversos lugares, por suas cenas de nudez, sangue, e depravações, que foram considerados uma afronta aos bons costumes daquela época. Isso não impediu o filme de ser um sucesso do cinema mudo, enaltecendo o nome do diretor, e mais tarde se tornando um clássico mundial.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRILHOS DE TREM

LAGO DE IMUNDICES

SOLIDÃO