AS GIGANTESCAS ILHAS DE PLÁSTICO

        Grupo suíço calcula que em poucos séculos haverá mais plástico no mar do que sal


        Correntes fluviais levam nosso lixo plástico produzido em terra aos centros dos oceanos, lugar onde se concentram devido aos giros oceânicos. A milhares de quilômetros da costa do Brasil, entre o litoral da Califórnia e o Havaí, por exemplo, existe um enorme acúmulo de lixo plástico, atualmente com um tamanho aproximado de 700 mil quilômetros quadrados. Esses fenômenos são conhecidos como "ilhas de plástico".

       As ilhas de plástico crescem exponencialmente graças a detritos que não param de chegar de todas as partes do mundo. Uma dessas ilhas, localizada entre os EUA  e o Japão, é maior que o Brasil e é conhecida como "oitavo continente".

       Surgido em 1862 o plástico é uma novidade na natureza,  não é biodegradável e as formas
descarte para ele ainda  são incertas. O que acaba ocorrendo a ele, depois de anos ocupando espaço no planeta e sendo causa de milhões de mortes de animais marinhos por ano, é se desintegrar e se tornar microscópico.

        Cálculos apontam que hoje 85% da poluição dos oceanos é culpa dos microplásticos.

      Conforme membros da organização Race For Water, que tenta combater essa poluição nos oceanos, em poucos séculos haverá mais plástico nos mares do que sal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR