OS MÉDICOS DA PESTE NEGRA

Responsáveis pelo tratamento da peste bubônica no séc. 17, esses médicos ficara marcados por seus trajes assustadores


        Trajes incomuns eram usados como tentativa de proteção pela maioria dos chamados médicos da peste negra durante a idade moderna. A vestimenta com visual teatral era composta por botas e luvas de couro, tecidos pesados e encerados, e uma icônica máscara bicuda com lentes de vidro. Os médicos também faziam uso de uma cartola preta por cima da máscara.

        As máscaras usadas pelos médicos da peste negra eram feitas de couro, e se estendiam com uma proteção que fazia a cobertura dos ombros e da metade do peito e das costas. Elas possuíam um alongamento na parte da frente, semelhante a um bico, com a função de armazenar uma infusão de ervas, óleos e outros materiais perfumados. Esse bico era uma proteção baseada na "teoria miasmática", crença que dizia que as doenças tinham origem nos odores ruins emanados pela morte.

        Os médicos da peste eram profissionais de medicina enviados a cidade com grande mortalidade causada pela peste bubônica. Eles eram considerados muito valiosos na época, apesar de sua inabilidade para salvar vidas. Houveram casos de sequestros de médicos da peste, onde às vezes eram exigido altos valores pelo resgate.


 Máscara exposta no "Museu Histórico Alemão"



























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR