O VIOLINISTA DO DIABO

   Uma das parcerias mais famosas da música

O sonho de Tartini pintado por James Marshall

         No verão de 1713, em Piran, Slovênia, Gioseopppe Tartini, na época ainda estudante de direito, disse ter sido visitado pelo diabo em um sonho. Segundo Tartini, o ser saiu de dentro do baú de roupas e pegou seu violino Höfner aos pés da cama. O diabo então deu a volta, passando pelo canto mais estreito do quarto apertado, e sem dizer nada, se sentou para tocar a sonata mais bela que Tartini já ouviu na vida.

         Assim que abriu os olhos, o violinista tentou com muito esforço reproduzir a música tocada pelo diabo no sonho, mas não conseguiu. Por isso Tartini sempre afirmou que existe pouca semelhança entre sua complexa sonata n°2 Op.1, conhecida "Trilos do Diabo", com a sonata do sonho. Indiferente a isso, sua história repercutiu e ganhou muita fama.

         Mais tarde, após seu dito encontro com o diabo, Gioseopppe Tartini se tornou um dos maiores compositores, violinistas e musicólogos do mundo. Fato esse que fez com que o revolucionário violinista italiano Niccolò Paganini espalhasse o boato de que Tartini havia feito um pacto com o diabo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR