AS 16 PERSONALIDADES DO MBTI

Teste criado por americanas foi uma tentativa de melhor definir a personalidade humana

        Criado quando a segunda Guerra Mundial estava em curso, por mãe e filha, o teste de personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) tinha o objetivo de fazer uma filtragem das mulheres para saber em qual área de serviço elas melhor se adequavam na empresa. Naquela época as mulheres estavam ingressavando no mercado de trabalho por causa da necessidade de preencher a falta dos homens, que lutavam na guerra. Juntas, Isabel Briggs, uma escritora formada em ciência políticas, e sua mãe, Katharine Briggs, ávida estudante de psicologia, se basearam nos princípios de Carl Jung, descritos no livro "Tipos Psicológicos", de 1921, para laborar o MBTI.

          Resumindo, no teste existem 16 personalidades separadas em quatro grupos diferentes. São grupos de analistas, diplomatas, sentinela e exploradores. A ideia é saber quais são os seus traços mais fortes, definindo eles com a junção de quatro siglas, que representam suas características.

        É muito difícil acreditar que alguma empresa séria optaria por essa maneira de selecionar os candidatos. Parece óbvio que a maioria dos candidatos preencheria o que achasse ser a resposta certa para poder preencher a vaga. Além disso, essa ideia simplista de peneirar as pessoas talvez só funcionasse no cenário da segunda guerra mundial, onde as mulheres pela primeira vez estavam tomando as rédeas de um mercado de trabalho em crise. Mas é preciso dizer que é divertido de fazer o teste. Ele lhe dá a chance de talvez se conhecer um pouquinho melhor.

        O MBTI por ser feito pela site 16 Personalities. O site possui uma excelente interface, que permite que o teste seja feito de maneira muito prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR