O PODER DO ESQUISITO (THE FREAK POWER)

 Criador do gonzo jornalismo, Hunter se tornou uma figura icônica por sua escrita influenciada pelas drogas 

HST durante sua campanha para xerife de Aspen
        Quando se lê a obra do Dr. Hunter Stockton Thompson é fácil perceber que sua mente viveu em um frenesi de pânico e loucura. Misturando reportagem e fantasia, numa espécia de delírio semi-consciente, parecia pouco provável que algo desse certo, mas acabou dando, e esse jornalista maluco acabou até criando um estilo de  jornalismo.

       No começo de sua carreira, na década de 60, Hunter S. Thompson viajou por boa parte da América Latina, trabalhando como free-lancer para o jornal El Sportivo. Quando saiu do jornal, Hunter teve muita sorte em conseguir emprego como repórter e acabou fazendo alguns bicos como segurança. Cansado disso, resolveu pedir patrocínio para alguns amigos e investir em uma jornada muito arriscada na época, com o objetivo de escrever seu primeiro livro reportagem.

        No seu primeiro trabalho o jovem Hunter mostra seu gosto pelo excêntrico, acompanhando a gangue de motoqueiros Hell's Angels, na época um grupo grande e poderoso que espalhava terror por onde passava. Ninguém se atreveria a se meter com os Hell's Angels na época, mas Hunter estava lá, um recém pai de família, inserido no grupo de motoqueiros, registrando seus costumes, suas histórias, as disputas, sendo testemunha de todos os seus abusos.

       No fim Hunter, que chegou a ser considerado um Hell's Angels, foi expulso do grupo quando se envolveu na briga de um Hell's Angels com a namorada. Hunter acabou sendo brutalmente espancado por interromper as agressões físicas em cima da moça envolvida. Mas para Hunter todos os ferimentos valeram a pena, ele já tinha conseguido a história, e fez sucesso com o livro Hell's Angels.

        Eu acredito que na época do primeiro livro Hunter ainda não usava nenhuma droga ilícita, só consumindo muito álcool e cigarros. Mesmo assim, era uma figura fora do normal. Um dos seus hábitos na época era caçar javalis com uma metralhadora alemã Mp40.

Hunter S. Thompson e George Mcgovern durante a campanha de 1972

       Com o tempo Hunter S. Thompson acabou ficando conhecido por seu alto consumo de drogas. Hábitos que na minha opinião limitaram seu potencial como jornalista e escritor, mas que a maioria considera responsáveis por sua inventividade como autor e também pela criação do jornalismo gonzo. Nos anos 60 Hunter ganhou muito destaque em sua campanha para xerife de Aspen, intitulada "The Freak Power", onde em meio as propostas estava a liberação de todas as drogas. Ele perdeu a eleição por poucos votos. A campanha recebeu cobertura completa da revista Rolling Stones.

          "A jornada da vida não serve para se chegar ao túmulo em segurança, em um corpo bem preservado, mas sim para se escorregar para dentro, meio de lado, totalmente gasto, berrando... Uau, que viagem!" - Hunter S. Thompson.

Hunter atirando em uma de suas máquinas de escrever
        Hunter S. Thompson desenvolveu seu próprio estilo de reportagem, o gonzo jornalismo. O estilo consiste em se inserir na história, fazendo um registro literário dos fatos, esquecendo a objetividade e misturando realidade e fantasia. Com a imaginação e as neuroses de Hunter, o gonzo jornalismo gerou narrativas precisas e alucinantes.

          Considerada a grande obra de Hunter S. Thompson, o livro medo e delírio em Las Vegas é o maior exemplo de gonzo jornalismo. A obra conta a história de um jornalista e seu advogado adictos, que vão até Las Vegas para cobrir uma famosa corrida de motos, levando no porta-malas do conversível alugado, uma variedade de drogas. A história é um compilado de artigos que o escritor publicou no começo dos anos 70, e é baseada na cobertura que Hunter fez para a Rolling Stones da corrida de cavalos "Kentucky Derby". Junto na viagem, o jornalista levou seu amigo, o polêmico advogado Oscar Zeta Acosta. A história acabou se tornando um grande clássico da contracultura.

          Infelizmente no Brasil poucos dos muitos livros escritos por Hunter S. Thompson foram publicados até momento. São eles: Reino do Medo, Diário de um Jornalista Bêbado, Hell's Angels, Screw-Jack, e A Grande Caçada aos Tubarões.

Cozinha/escritório de Hunter S. Thompson na sua casa em Aspen, Colorado

         Nas últimas década da vida, Hunter ficou praticamente isolado no seu sítio em Aspen. Ele continuou se dedicando a escrita,  publicando alguns artigos sobre esporte e política, e eventualmente testando sua coleção de armas contra os morros. Ele morreu em 20 de fevereiro de 2005. Sua última publicação foi a autobiografia Reino do Medo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR