O ASTRO, TOM WOLFE

        Vindo de família abastada, com um com pai PhD em agronomia e grande fazendeiro na Virginia, Tom Wolfe, que já nasceu com o brilhantismo no sangue, teve todas as condições para se desenvolver intelectualmente e acabar se tornando um ícone do jornalismo mundial. 


Fonte: Rolling Stones

      O menino Wolfe era um gênio. Logo na infância começou a escrever a biografia de Napoleão, personagem por quem sempre foi aficionado. Wolfe passava horas sentado na escrivaninha da biblioteca, sendo visto pela família através da janela que dava para o grande jardim, martelando as teclas da máquina escrever Remington da mãe. Além da biografia de Napoleão, o jovem também escreveu e ilustrou uma biografia de Wolfgang Mozart.

      Quando começou sua carreira no Post, dois anos depois de finalizar sua tese do curso de jornalismo, Wolfe chamou a atenção por suas experimentações nos textos de reportagens. Como a maioria deve saber, Wolfe é um dos pais do novo jornalismo, estilo que surgiu nos anos 60, onde são usadas técnicas literárias na narração da reportagem.

       Como jornalista, Wolfe sempre preferiu dar o foco da notícia para o ambiente urbano, o que não era natural para um repórter. Na época, todos queriam estar política, mas ele deixou claro para os editores do "The Washington Post", que não tinha o mínimo interesse nesse assunto. Ele queria explorar temas diferentes, onde pudesse fazer uma abordagem mais humana, trabalhando com temais que o pudessem testar novas formas de escrita.

      Em 1962 Wofe trocou o Post pelo "New York Herald Tribune", em Nova Iorque. Os editores do jornal tinham fama por dar liberdade criativa aos seus repórteres, e isso foi uma maravilha para Wolfe, que já era bastante respeitando no meio por seu talento como escritor, e conhecido por todos pela exagerada elegância com que sempre se vestia. O jornalista também contribuiu com a grande revista "Squire", chamando bastante atenção na cobertura da febre dos carros tunados na década de 60.

      Dos diversos livros escritos por Wolfe, dois se destacam bastante: O Teste do ácido do Refresco Elétrico, contado as experiência da turma de Ken Kensey com a expansão da consciência pelo efeito de drogas alucinógenas, e Os Eleitos, que fala sobre os pilotos de provas que se tornaram astronautas no primeiro projeto espacial norte-americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR