O OPIOIDE MAIS PODEROSO DO MUNDO

É implacável o efeito viciante que essa droga tem no organismo 
 
        De todas as drogas, talvez a mais viciante seja o fentanil. Uma droga 50 vezes mais poderosa que a heroína, e que pode chegar a  ter100 vezes mais potência que a morfina, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças. Esse sedativo, o mais forte do mundo, é um opioide sintético usado nos hospitais para casos onde há dores moderadas ou graves, sendo misturado com outras drogas para uso em cirurgias com anestésico. É trágico que muitos médicos ou enfermeiros acabam caindo na tenção de experimentar essa droga, furtando do estoque dos hospitais, e acabam desenvolvendo um vício que na maioria dos casos os leva à ruina.

Fonte: Ohio Addction Recovery Center

      No fim de 2019, conheci um médico anestesista em uma série de visitas ao Hospital São Lucas da PUCRS. Ele estava internado na ala psiquiátrica há algum tempo, por vício em fentanil. Era um homem jovem, de trinta e pouco anos de idade, que roía as unhas e não parava de se mexer. Seu nome era Lucas, e ele havia sido encontrado em meio a uma overdose no banheiro do hospital onde trabalhava. 

        Nos dias em eu conversamos, Lucas me disse que não teve nenhuma síndrome de abstinência nos meses em que estava ali. Reclama de todos os dias que seu médico havia recomendado que ele ficasse internado. Ele fazia muitos exercícios físicos durante o dia, e falava muito em morte. Dizia que tudo o que queria era poder voltar a trabalhar.

        Acabei deixando meu número com Lucas, e quando ele saiu  começamos a nos comunicar apenas por mensagens. Ele dizia que as coisas não estavam fáceis, e que para ele não havia razões para viver sem ser um "animal", como na época em que injetava fentanil.

        Tanto na Europa quanto nos EUA o consumo de fentanil está se tornando cada vez mais preocupante. Nos EUA, até os carteis mexicanos há tempo entraram no mercado do tráfico dessa droga, vendendo fentanil importado da China. Aqui no Brasil parece que ainda não fomos impactados. Na categoria dos opioides, no nosso caso a preocupação maior fica com o abuso de oxycontin, que em 2019 teve um aumento de 465% em suas vendas no país.

        O vicio de fentanil é quase imediato quando administrado em sua forma injetável. Seu efeito analgésico e também eufórico acaba fazendo com que muito viciados em heroína migrem o para o fentanil, que se tornou o fim da linha para muitos deles. Segundo dados da ONU, o risco da overdose por fentanil é duas vezes maior do que o da heroína.


Principais fontes: ONUEl PaísCarta Capital e Mundo Sem Drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR