UMA INSPIRAÇÃO PARA CONAN DOYLE


Joseph Bell (1837/1911)
          Joseph Bell foi um cirurgião escocês e notável professor de medicina do século XIX. Ele descendia de uma família de homens ligados a saúde. Seu bisavô, Benjamin Bell, por exemplo, é considerado o primeiro cirurgião científico escocês. No caso de Joseph, o que mais o destaca na história é ter sido inspiração para o grande personagem da literatura,  Sherlock Holmes.

         O criador de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, foi secretário de Joseph Bell, por um período que teve início em 1877. Ambos prestavam serviço para a  Enfermaria Real de Edimburgo, e foi nesse local que Doyle não pode de deixar se notar as incríveis habilidades de observação do médico escocês, que chegava a deduzir com exatidão muitos dos casos médicos sem nem mesmo ter feito exames minuciosos. O que mais espantava, era que todas aquelas técnicas aplicadas por Bell eram novidades para época. Não é à toa que o médico é considerado um pioneiro na ciência forense. Dentre outras coisas que o médico poderia deduzir, apenas em uma simples olhadela, estavam a profissão de uma pessoa, e o que ela havia feito recentemente.

         Conan Doyle sem duvida nenhuma não pode deixar de imaginar como a figura do seu médico se sairia como um investigador crimina, e não demorou muito para começar a criar suas histórias sobre um excêntrico detetive que usava suas capacidades de observação e dedução para resolver casos complexos. Segundo relatos, Bell sabia desde o começo que o detetive das histórias era baseado nele.

         É necessário dizer que Bell não foi a única inspiração para Sherlock Holmes. Como se sabe, uma outra inspiração foi o personagem C. Auguste Dupin, criado por Edgar Allan Poe, na década de 20 do século XIX. Esse personagem também se baseava em métodos de analises semelhantes aos feitos pelo detetive de Conan Doyle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR