AS AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA

Uma grande representante feminina nos quadrinhos policiais italianos

Fonte: Sergio Bonelli Editore

    Inspirada na aparência física da atriz norte-americana, Andrew Hepburn, Júlia Kendall é uma das personagens mais inteligentes da editora italiana de Sergio Bonelli. Especialista em criminologia, Julia é professoras na "Universidade de Hollyhock", e ajuda a policia de "Garden City" a resolver os mais misteriosos e macabros casos policiais, além de prestar consultoria ao advogado Robson e ajudar o investigador particular, Leo Baxter.

      Criada pelo quadrinista Giancarlo Berardi, Júlia Kendell teve sua primeira edição publicada em 1998 na Itália. Já aqui no brasil, seus gibis começaram a ser editados apenas em 2004, sob o título de Júlia, apenas. Mais tarde, por motivos legais, a Editora Mythos trocou o título para "J. Kendall, Aventuras de Uma Criminóloga". 

       Na trama, Júlia Kendall mora em um apartamento repleto de livros, divido apenas com sua gata persa e sua governanta, Emily Jones, cuja aparência é baseada na atriz Whoopi Goldberg. Emily costuma participar das histórias, normalmente dando suporte para a jovem Júlia, que é órfã desde os dois anos de idade, e também tenta preencher o vazio que a falecida avó deixou. Além de Emily, Júlia tem o investigador Baxter, que é seu amigo desde a adolescência.

       Em suas histórias a criminóloga registra seus pensamentos em um diário, que funciona como um meio do leitor perceber suas seus pensamentos e emoções ao longo dos casos. Algo interessante a respeito de Júlia, é que além de ser havida leitora, a personagem também ama música, sabendo tocar piano, e possuindo um repertório que vai de Robert Schuman, até Bob Marley.

       De todos os criminosos que Júlia Kendall enfrentou nas histórias, a serial-killer Myrna Harrod é  a sua maior inimiga. Apaixonada pela criminóloga, por considerá-la a única capaz de entendê-la, Myrna tem o ardente desejo de matar Júlia durante uma relação sexual entre as duas.

       Mesmo sendo uma personagem bem elaborada, e suas histórias já terem ganhado o "Troféu HQ Mix", considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil, aqui a revista nunca teve uma boa fase de vendas, havendo muitos momentos em que chegou perto do cancelamento. 


      Principais fontes: Spazio Wind LiberoCentral HQ's.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR