JORNALISMO AMBIENTAL

        Foi nos anos 60 que o jornalismo se tornou um palco para as questões relacionadas ao meio ambiente na Europa, com coberturas ambientais feitas pela televisão Sueca, que passaram a incluir a ecologia em sua agenda de temas relevante. No final dessa mesma década, o jornalista francês Pierre Pellerin fundou a "Association des Journalistes-Écrivains pour la Nature et l’Écologie (Associação dos Jornalistas Escritores para a Natureza e a Ecologia)", considerada a primeira entidade jornalística ambiental que se tem notícia no mundo. Um grande passo para o que mais tarde seria conhecido como "jornalismo ambiental".

Incêndio no Pantanal (Fonte: Rede Brasil Atual)

       No Brasil a temática ambiental também começou da década de 60. Uma das reportagens que mais repercutiu na época, foi a reportagem de 1967, "Só Faltou a Onça", de José Hamilto Ribeiro. Ela descrevia uma caçada no Mato Grosso, na região de Nova Mutum, e foi publicada no auge da Revista Abril, precursora do jornalismo de revista no Brasil.

       A temática ambiental foi ganhando cada vez mais espaço na televisão, como o Globo Ecologia, primeiro programa de jornalismo ambiental da tevê brasileira, e revistas como a National Geographic e a Revista Planeta. Além disso, questões relacionadas a meio ambiente também passaram a fazer parte em outras editorias, como economia, e cadernos de turismo.

       Como diz o professor de jornalismo Wilson Bueno da Costa, "o meio ambiente é o complexo de relações, condições e influências que permitem a criação e a sustentação da vida em todas as suas formas. Ele não se limita apenas ao chamado meio físico ou biológico (solo, clima, ar, flora, fauna, recursos hídricos, energia, nutrientes, etc.), mas inclui as interações sociais, a cultura e expressões e manifestações que garantem a sobrevivência da natureza humana (política, economia, etc.)". 

Onça resgatada no Pantanal (Fonte: O Globo)

       Nos últimos dias, com as queimadas que atingiram o Pantanal, em um dos seus piores períodos de seca, o jornalismo ambiental se manteve em grande atividade, fazendo a cobertura do combate ao fogo e informando à respeito das perdas, e tudo mais que a maior área úmida da Terra sofreu. 


Fonte: Jornalismo Uninter e BBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR