ARARAS-VERMELHAS

Casal de araras-vermelhas. Fonte: NatuZoo

     Visitei o Panamá por acidente no começo do milênio, e foi quando vi pela primeira vez um casal de araras-vermelhas ao vivo. Elas estavam pousada no topo de um pinheiro-de-araucária, esbanjando beleza, em um momento de romance e deleite da liberdade animal. Nosso guia, Dionel, nos contou que araras como aquelas passam a vida inteira com o mesmo parceiro. O que não é pouco tempo. Segundo Dionel,  uma arara-vermelha é capaz de viver até cem anos em cativeiro, sendo alimentada por sonda nasoentérica.

       A arara faz parte de um grupo de dose espécies, sendo quatro delas encontradas no Brasil. Uma dessas quatro, a mais bonita de todas, na minha opinião, é a "arara-vermelha". Essa ave prodigiosa, vive em boa parte do território latino, em buracos de árvores ou fendas de rochas, se alimentando de sementes com polpas, frutas e pequenos cocos. 

       Como toda ave dotada da habilidade de fala, a arara-vermelha é extremamente inteligente, sendo capaz de aprender por experimentação e compartilhar conhecimentos com membros do grupo.  Além disso, as araras são dotadas de quatro dedos, e por serem dois deles para trás, elas têm a capacidade de manipular ferramentas de modo semelhante ao dos primatas.

       As "araracangas", como o Dionel se referia as araras-vermelhas, são consideradas aves sagradas no Panamá, principalmente pela tribo dos "nasos". Embora existam nativos que as capturem e as negociem com traficantes, e também os que as caçam como alimento. Não que o gosto da arara-vermelha se diferencie muito do sabor do pombo selvagem, segundo nosso guia, mas muitos turistas desembolsam grandes quantias por esse prato exótico.

       Pensei em escrever um artigo sobre araras sendo devoradas em restaurantes panamenhos, e o culto ao deus "Araracanga" daqueles índios, mas acabei não produzindo nenhum material relevante sobre esses assuntos. Felizmente está se tornando cada vez mais difícil caçar araras no Panamá. Não porque os panamenhos aumentaram a fiscalização, mas porque os animais têm um alto nível de inteligência. Por exemplo, é comum araras-vermelhas do panamá assustarem caçadores imitando os sons da onça pintada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGO DE IMUNDICES

TOXOPLASMOSE É A DOENÇA QUE SE PEGA DO GATO

AMOR